
Tendo o diagnostico positivo para câncer de mama, o medico dermatologista tem papel importante nessa fase, pois os cuidados com a pele, unhas, cabelos e outras ações no dia a dia são fundamentais, além de métodos preventivos com a pele como no caso da radioterapia, que poderá surgir queimaduras na pele.
Nada substitui uma consulta, mas algumas dicas podem ser citadas.
No caso da RADIOTERAPIA orienta-se: Uso frequente de filtro solar, Lavar o local com sabonete neutro, manter a área limpa e seca, evitar produtos a base de álcool e perfumes e evitar expor o local ao sol.
Se for necessário QUIMIOTERAPIA, poderá ocorrer vários efeitos dermatológicos e para algumas situações recomenda-se: o uso de hidratantes específicos, sabonetes suaves e hidratantes, água morna e banhos rápidos sem esfregar a pele com bucha e com a toalha ao se secar, , maquiagem para camuflagem hipoalergênica, esmaltes somente hipoalergenicos e não usar removedor a base de acetona, o uso de toucas com resfriamento ajudam a minimizar a queda de cabelo, caso opte por usar perucas escolha as que tenham fita adesiva hipoalergenica, mas não se esqueça de fazer o teste com o adesivo no braço por 24 horas.
A pele fica muito sensível ao sol, por isso sempre usar filtro solar, roupas com proteção UVA e UVB, óculos escuros e chapéus/boné, e mesmo assim evitar exposição ao sol das 10 as 16 horas.
Após a liberação medica, com o tratamento oncológico finalizado, com a orientação de um dermatologista, podem ser realizadas sessões de laser e MMP (microinfusão de medicamentos na pele) para acelerar o crescimento capilar. Para alteração na pigmentação da pele tambem tem tratamentos disponíveis.